quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Meta Cultural II – Visita Tio Vico

Dia 22/12, depois de visitar o Monumento ao Payador Jayme Caetano Braun e o Monumento a Sepé Tiarajú, um em cada entrada de São Luiz Gonzaga, tivemos o privilégio de fazer uma visita ao próprio escultor, nosso amigo Vinícius Ribeiro, parente próximo de Jayme Caetano. Tio Vico, como nos autorizou chamá-lo, e sua esposa nos receberam com um chimarrão, lembranças da terra e uma hospitalidade ímpar. Ficou combinado uma passagem por Santa Catarina! Às 10 horas agarramos a estrada, rumo a São Borja, Fronteira com a Argentina.


Acima: Zequinha tomando um chimarrão e as algumas das tantas esculturas do Vinícius ao fundo.


Acima: Eu, aos pés da estátua do meu poeta missioneiro preferido – Jayme Caetano – feita pelo Vinícius. Agora a luta dos tradicionalistas e amantes de Jayme Caetano é pela liberação de recursos do governo que viabilizarão a revitalização de todo o espaço em torno da estátua.


O que é bom se divulga:

Meta Cultural I – Um Espetáculo de Som e Luz

Percorremos um total de 820 km e às 17 horas chegamos na cidade de São Miguel das Missões/Rio Grande do Sul; às 17 horas e 50 minutos já estávamos instalados na Pousada das Missões (da rede Hostelling Internacional), nossa primeira parada. Depois de fazer uma visita ao Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo, ao Museu das Missões e a Cruz Missioneira; deu tempo até para tomar banho de piscina e um chá quente. Na sequência fomos dar um rápido passeio pela cidade, fizemos uma parada para um lanche, devidamente registrado - Restaurante Aldeia Barum/Grill & Pizzaria:


E a noite fomos prestigiar o imperdível Espetáculo de Som e Luz que conta a saga dos padres jesuítas e índios Guarani habitantes da Região Missioneira nos séculos XVII e XVIII, uma oportunidade para entender o surgimento e o fim do sonho de um povo! “A nossa luta é pela Liberdade”, lema da guerra em defesa da terra.



O que é bom se divulga: