terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Viagem, Descanso & Curiosidades

Feliz Ano Novo! 2011 começou um pouco mais tarde para a Expedição Pachamama – Rumo a Mãe Terra, com um café da manhã de frente para o  mar, no Hotel Arica, todos juntos!
Malas prontas, veículo carregado (a mãe não ocupa muito espaço, mas o Zequinha é um pouco espaçoso, sim!), saímos do Hotel, em direção a Iquique exatamente às 9 horas e 15 minutos.
Pela saída, as últimas imagens da cidade de Arica, a Cidade do Sol Eterno.
E subimos pela Ruta 5, um total de 16 Km, sendo que aproximadamente aos 11 Km de subida constante estourou a mangueira da turbina que imediatamente foi substituída por outra do estoque de peças programado pelo Joel (vide Check List). Registrando-se que até então, ao total, já foram percorridos 4.115 km.
E enquanto o pai dava aquele apoio moral para o serviço do Joel, tirei uma foto lúdica (ou seria conceitual?) da mãe nas subidas da Ruta 5.
E algumas curiosidades iam acontecendo no decorrer do caminho como por exemplo as placas que indicavam a localidade chamada de “Poder de Compra” a 600 m.
Repetimos grande parte do trajeto que já havíamos feito no dia 30/12, mas, decididamente as imagens não se repetem. Pode ser o sol, pode ser a inspiração, podem até ser os nossos olhos, mas mesmo que o caminho seja o mesmo a paisagem é diferente.
Outra curiosidade tecnológica são as placas de energia solar instaladas nos postes de luz em locais alternados na estrada.
A Land também aproveitou para reviver a paisagem e na altura da Região de Tarapacá, Província de Tamarugal, até pousou para a foto.
Mais uma reta infinita que nos levou a um cruzamento, um “encruce”, indicando reto Copiapo, esquerda Camiña e direita Pisagua. Optamos por parar ali mesmo, usar o banheiro, tomar uma coca e reabastecer nosso estoque de água mineral. Pagamos 200 pesos (por pessoa) para ocupar o banheiro!
Marcamos território por ali também! A Senhora que nos atendeu e que gentilmente nos cedeu alguns gelos para conservar as águas frias, mereceu uma camiseta da Expedição!
Passamos novamente pelo "Berçário dos Tornados" e pela região dos Geoglifos e continuamos inconformados com a façanha dos antepassados.
Pelo caminho mais algumas curiosidades. A cidade deserta de Humberstone, uma placa de trânsito nunca vista antes e o avião na entrada da Comuna de Alto Hospicio (parece Rio Negrinho!)

Depois de tanta reta, chegamos, finalmente a cidade de Iquique.
Às 15 horas e 15 minutos já estávamos no Hotel Holiday Inn Express, na Avenida Arturo Prat, nº 1690, entrada da cidade, um dos melhores Hotéis e um dos melhores atendimentos, até então, ainda que express. Terminamos o dia no quarto, descansando, atualizando o Blog e apreciando a vista da janela do quarto.

O que é bom se indica:
www.holidayinn.cl – Hotel Holyday Inn Express