quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Fronteira, Tornado & Café

Seguindo em direção a Fronteira Brasil/Argentina, daqui São Borja, de lá Santo Tomé, ao meio dia em ponto alcançamos a Aduana. E apesar da pane no GPS (Drawing, o tempo inteiro), seguimos com tranquilidade pela Ruta 12 até a cidade de Corrientes. Na Ruta 16, em direção a cidade de Presidencia Roque Sáenz Speña, nosso destino do dia, passamos pelo acesso a diversas cidadeszinhas, a maioria com portais coloridos e diferentes, como a cidade de Paso de La Pátria.


Em, Santo Tomé fizemos uma rápida parada para um almoço/lanche, na Confeitaria La Delicia, nada de Wi-Fi, mas o suco de laranja era delicioso!


Estrada tranquila, pista simples, asfalto de boa qualidade, com pedágio (AR$ 2,10). Na paisagem o pasto de outrora agora é dominado pelas plantações de pinos e numa confusa harmonia os gados pastam nas sombras dos pinheiros. Numa grande reta, entre Gdor.Igr V.Virasoro e Ituzaingo fomos surpreendidos por um tornado que se formou ao longe, no horizonte, escurecendo o céu e trazendo uma rápida chuva de verão.


Entre as cidades de Corrientes e Resistência, uma extensa e bonita ponte sobre o Rio Paraná. Uma ponte elevada adequada para a passagem de grandes embarcações, passando por ela avistamos abaixo a “costanera” na cidade de Corrientes, capital do estado com o mesmo nome.


Aproveitamos a enorme reta para deliberar entre os integrantes da Expedição Pachamama – Rumo a Mãe Terra, o local para dormirmos no dia 22/12, até 23/12 e em que pese o voto minerva ser da Darle (mãe Pachamama), prestigiamos a opinião do Joel (nosso piloto) que durante todo o dia dirigiu 800 km. Assim, preferimos avançar 163 km, em relação ao programado, indo até San Speña, onde jantamos no Bar e Restaurante Saravá, recomendado pela recepcionista do Hotel Presidente onde nos hospedamos. E para encerrar o dia de forma especial, um Café Saravá, um brinde cheio de saudades, para o Bar do Ferrazza (em Jaraguá).



Acima: Eu, na portaria do Hotel Presidente, uma verdadeira mistura de estilos!

É bom dizer:

Considerando o horário de verão no Brasil, na Argentina é preciso atualizar o horário antecipando em uma hora.
Que passamos por vários policiais na estrada e todos foram muito gentis, nos desejando um Feliz Navidad! Mas, não deixe de abaixar o vidro e quase parar o carro na estrada quando avistar qualquer policial.
Na rotatória de acesso a cidade de San Speña, siga a indicação “AL CENTRO”, à direita, para efetivamente entrar na cidade. O nome verdadeiro desta Rua difere do nome que encontramos no mapa.

4 comentários:

  1. Vamos combinar:
    "Fernandenha" está insuperável na riqueza de detalhes. Dá a impressão que estamos viajando juntos. Até a xícara do café? E o olhar de lince para captar o tornado no horizonte? Que é isso??
    Dá-lhe "Fernandenha"

    ResponderExcluir
  2. Legal ir acompanhando seus relatos, boas festas a todos os integrantes da expedição.

    ResponderExcluir
  3. Meus caros Darlene e Zeca, Fernanda e Joel, tudo bem com todos? Claro que sim, como não? Fernanda, comentei hoje no café com o Peron e o Osmar que deverias usar somente texto em branco, pois alguns trechos do relato de vocês acaba ficando prejudicado pela cor da letra X fundo do site. De qualquer forma, um GRANDE Natal pra todos e um 2011 ainda MAIOR. Curt

    ResponderExcluir
  4. Amiga!!!!

    Que falta enormeeeeee vc está me fazendo...

    Mas posso ver que a viagem está maravilhosa...

    Hum.. por acaso não era canela no café neh?? hahahhaa

    Bjs a todos da expedição e aproveite muitooooo!!!!

    ResponderExcluir