segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O Ano Novo Sem Fronteiras

Um café da manhã tranquilo, com vista para o mar, para encerrar o ano de 2010 em alto estilo! E ainda assim os meninos estavam com cara de quem não tinha acordado direito...
Demorou muito veio correndo o organizador da Expedição, o Zequinha, avisando que o motorista contratado já estava nos aguardando (houve um desencontro de informações entre o contratante, o contratado e a intermediária no hotel, quanto ao horário) para o passeio na cidade de Tacna, no Perú. E lá fomos nós!
Do lado de lá, notícias de que o Perú estaria investindo desanilização de algumas áreas para implementação da agricultura., e enquanto isso, a Zona Franca, a chamada Zofra, com seus portões fechados por conta do Ano Novo. Uma pena.
Mas nosso motorista, Léo, nos levou ao centro de Tacna e nos apresentou outras particularidades da cidade, como por exemplo, uma espécie de moto táxi, e o artifício criado pelos moradores para não pagar o imposto equivalente ao “habite-se” brasileiro, deixar sempre as construções inacabadas.
Estacionamos o carro em um estacionamento pago (Tacna tem fama de ser uma cidade grande perigosa), e visitamos o centro da cidade, a Igreja e algumas lojinhas de artesanato.

O pai não pode se conter ao ver tanto Cassino junto, dos dois lados da rua, e como estavam todos fechados, ficamos só nas fotinhos.
E apesar da fama de violenta que tem a cidade de Tacna, a sua urbanização privilegia as praças, o verde e as flores. E além disso, o analfabetismo em Tacna, é zero!
Por indicação de Léo, nosso motorista e nosso guia em Tacna, fomos almoçar no Restaurante Mar Adentro. Eis aí o Léo e o nosso brinde com Pisco! A comida, uma delícia!
De volta ao Chile, passeamos por lugares diferentes de Arica. Avistamos algumas tentativas de decolagem nas dunas, avistamos a periferia de Arica, conhecemos o local por onde o Dakar 2011 irá passar e acabamos o dia no Mercado Municipal da cidade, comprando flores (para Iemanjá!) e azeite de oliva (para levar para casa).
De volta ao Hotel, aproveitamos para descansar um pouquinho, antes do nosso Ano Novo Sem Fronteiras e eu não hesitei em tirar uma fotos para compartilhar com os leitores e seguidores do Blog, a vista do nosso quarto.

Devidamente descansados, nos arrumamos para o Ano Novo, e seguimos para a comemoração em três tempos (Perú – Bolívia – Chile), em horários diferentes, em uma festa programada pelo Cassino Arica, onde jantamos.
Foi um Ano Novo bem diferente do habitual, muita dança, muito colorido, música e animação. Na volta para o Hotel, a mãe e eu jogamos a flores no mar para a Iemanjá, com os nossos pedidos para 2011 e com os nossos agradecimentos pelo ano de 2010! Feliz Ano Novo!!!

O que é bom se indica:
Léo Motorista = Fone: 820 56053
Mar Adentro - Av. Pinto. nº 28 - Tacna/Perú

1. fico aqui imaginando se metade do porta-malas da land é pra dona Darle guardar as roupas e acessórios das belas produções com que aparece nas fotos, sempre muito chique, com muita classe. Essa é a minha Darle! beijos

2. Bom ano a todos, exelentes fotos e comentários um grande abraço e nos traga grandes novidades dos locais visitados, por aqui tudo alex, so muito vento sul.

3. Amiga!!!
    Que lindas fotos... e os relatos estão ótimos... sinto-me quase parte da expedição..

Desculpe-me a ausência(vc sabe os motivos).. mas voltei ak hj para desejar que 2011 seja um ano maravilhoso..iluminado, cheio de bençãos e que todos vcs brilhem muito..

Saudades.. espero anciosa para "aquela" visita..

Bjs

4. Observo que as visitas às lojinhas são frequentes! Será que vão trazer uma carretinha, emplacada e tudo como acessório da expedição?
    Lindas fotos Fernandenha! Belos relatos!
    Já pode ser roteirista de documentários.